Formado pelo curso de estilismo da UFMG, com pós graduação na Parson”s School of Design de Nova York e Saint Martins School de Londres, Ronaldo Fraga lançou sua marca no extinto Phytoervas Fashion em 1996 com a coleção “Eu Amo coração de galinha”, metáfora que colocava frente a frente o universo público e privado.
Em seguida apresentou “Álbum de família”, “Em nome do Bispo” (inspirada no universo do artista sergipano Artur Bispo do Rosário. Estas coleções lhe valeram o prêmio de Estilista revelação 1997, em evento promovido pela Phytoervas e MTV.
Em 1998 passa a desfilar suas coleções na semana de Moda - Casa de Criadores. Já nesta época, Ronaldo Fraga passa a ser considerado pela mídia especializada como um dos nomes mais importantes no processo de construção da identidade da Moda Brasileira.
Em 2001 passa a fazer parte do grupo de marcas a desfilar no São Paulo Fashion Week. Estréia com “Rute - Salomão”, estória de amor fictícia entre um judeu ortodoxo e uma cristã. É aclamado como o estilista “Cult” da Moda brasileira. Na coleção seguinte desfila uma de suas coleções memoráveis,”Quem matou Zuzu Angel”. Desfile homenagem a estilista morta pela ditadura militar.
Em todos os desfiles, estabelece diálogo da cultura brasileira com o mundo contemporâneo. O universo da obra de Carlos Drummond de Andrade, O sertão de Guimarães Rosa, a cerâmica das bonecas do Jequitinhonha,o legado da cantora Nara leão, foram temas em coleções – manifesto que sempre são citadas pela crítica como marcos do São Paulo Fashion Week e da estória da Moda no Brasil.
Além da marca própria, Ronaldo Fraga desenvolve projetos de geração de emprego e renda com reafirmação cultural em cooperativas e comunidades ligadas a industria de confecção.
É autor do livro “Moda Roupa e tempo – Drummond selecionado e ilustrado por Ronaldo Fraga”, e tem biografia publicada pela editora Cosac Naiff, dentro da coleção “Moda Brasileira”.
Em 2007, recebeu comenda da ordem cultural, prêmio concedido á personalidades que dão corpo á cultura Brasileira, pelas mãos do Ministro da cultura Gilberto Gil. Pela primeira vez a moda sendo tratada como instrumento de reafirmação cultural pelos órgãos do governo federal.
Em agosto de 2007 desfila pela primeira vez em Tokyo, com a coleção homenagem a cantora Nara Leão.
Em fevereiro de 2008, é selecionado junto á100 designers do mundo para o BRIT INSURANCE – Designs of the year, exposição organizada pelo Design Museum de Londres.Único representante da América do Sul, apresenta look completo e vídeo da coleção “A China de Ronaldo Fraga”,junto a nomes como o japonês Issey Myake, Jhon Galliano e Jil Sander.
A coleção para o inverno 2008, “A Loja de Tecidos” apresenta o universo e a poética de uma loja de tecidos, comercio em extinção no Brasil.
Em junho de 2008 apresenta no São Paulo Fashion Week a coleção de verão “São Francisco” abordando o tema da transposição do Rio São Francisco e os problemas causados por essa transposição.
Participou do projeto Talentos do Brasil coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, criado para estimular a troca de conhecimentos entre cooperativas e grupos de artesãs Norte Sul, Leste a Oeste, gerando emprego e agregando valor ao talento artesanal de cada grupo. Trabalhou com três grupos: Coxim, no Mato Grosso do Sul (Pele de Peixe), Paraíba (Renda Labirinto) e São Borja, no Rio Grande do Sul (Lã e crina de cavalo).
Em setembro de 2008 foi selecionado para participar da I Bienal Ibero-Americana de Design organizada pela Associação de Desenhadores de Madrid (DIMAD) que será realizada no final de novembro na Central de Design de Matadero de Madrid.
De outubro de 2008 a janeiro de 2009, apresenta uma instalação no museu de Arte Contemporânea de Tokyo na exposição “When Lives Become Form” que abrange o tema da criatividade brasileira.
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