quinta-feira, 26 de julho de 2012
Confeitaria Colombo - Rio
A Confeitaria Colombo localiza-se no centro histórico do Rio, sendo um dos principais pontos turísticos da Região Central da cidade.
O Rio de Janeiro de D.Pedro II possuía ruas estreitas onde mal podiam circular os bondes.
Quem frequentava as ruas elegantes do Centro eram homens de negócios, “donas e doninhas galantes”, grupos de músicos ambulantes,
Em setembro de 1894, os imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, deram à cidade e ao país o mais elegante estabelecimento comercial de luxuosa decoração e riqueza, só comparável às confeitarias de Paris ou Londres: a Confeitaria Colombo, tendo um extenso rol de clientes célebres entre a sociedade brasileira.
Sua arquitetura e ambiente permitem ter uma idéia de como terá sido a Belle Époque na capital da República. Entre 1912 e 1918 os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque Art Nouveau, com enormes espelhos de cristal trazidos da Antuérpia, emoldurados por elegantes frisos talhados em madeira de jacarandá. Os móveis de madeira do interior foram esculpidos na mesma época pelo artesão Antônio Borsoi.
Em 1922 as suas instalações foram ampliadas com a construção de um segundo andar, com um salão de chá. Uma abertura no teto do pavimento térreo permite ver a clarabóia do salão de chá, decorada com belos vitrais.
Nos anos 40, seguindo os passos da matriz, foi inaugurada a Confeitaria Colombo em Copacabana , onde ia lanchar todas as quartas , com minha mãe , nos anos 50 , antes de ir para minha aula de piano. E em 1983, a Colombo foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico. Foram preservados seus salões, pesos, elementos decorativos fixados na edificação, as vitrines, a claraboia.
Hoje a confeitaria Colombo, segue os passos da modernização. Além da sede no centro da cidade, existem duas filiais, uma no forte de Copacabana e outra no Barra Shopping.
Fui lá muitas vezes com minha avó paterna e minha mãe . Mesmo muito criança ficava maravilhada com a beleza do lugar .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário