quinta-feira, 9 de junho de 2011

Diana de Cadaval lança "Maria Francisca de Sabóia "

Maria Francisca de Sabóia


Diana de Cadaval lançou, esta quarta-feira, o livro «Maria Francisca de Sabóia . Uma princesa entre dois reis de Portugal».

O lançamento aconteceu no Museu Nacional de Arte Antiga e a apresentação esteve a cargo do professor Doutor André Gonçalves Pereira.

Este é o segundo livro de Diana de Cadaval, lançado um ano depois da sua estreia literária com «Eu, Maria Pia».


Sinopse:As mãos estão fechadas em posição de oração. Fechada no Mosteiro da Esperança, Maria Francisca de Sabóia suplica a Deus que a proteja, olhe por si neste momento de aflição e lhe perdoe os seus mais terríveis pecados. Está em marcha, na corte portuguesa, um plano imparável e de consequências imprevisíveis. E ela é a personagem principal desta história de intriga, desamor e traição. A decisão estava tomada. Não poderia voltar atrás. Terminaria o casamento com D. Afonso VI, rei de Portugal, um homem deformado, gordo, de personalidade irada que nunca a havia procurado no leito conjugal. O próximo passo deste plano minuciosamente traçado seria pedir a Roma, com a ajuda do seu bom amigo e conselheiro, o duque de Cadaval, a anulação deste casamento falso que a havia tornado infeliz durante um ano e meio. Por fim, deposto o marido, casaria com o infante D. Pedro, seu cunhado e assim veria concretizados os seus desejos de poder. Uma afronta nunca antes vista, um pecado que pedia, sem piedade, o castigo divino. Mas Maria Francisca de Sabóia não havia nascido para ser um fantoche. Nasceu para ser rainha. Contudo, a vida reservava-lhe ainda algumas surpresas. Diana de Cadaval regressa à escrita com um romance que nos leva até à corte portuguesa do século XVII, num momento em a ameaça espanhola é uma realidade, para nos contar a história de Maria Francisca de Sabóia, uma princesa francesa que, aos 20 anos, se torna rainha e protagoniza um dos episódios mais curiosos da História de Portugal.


Diana de Cadaval, cujo nome real é D. Diana Mariana Vitória Álvares Pereira de Melo, nasceu a 25 de Julho de 1978, em Genebra, Suíça.
É licenciada em Comunicação Internacional, pela Universidade Americana de Paris, tendo também trabalhado na leiloeira Christie’s, em Londres.
É a 11.ª Duquesa de Cadaval, e tem actualmente a seu cargo a actividade cultural do Palácio de Cadaval, em Évora, o berço ducal há mais de seis séculos.
É casada com o príncipe Charles-Philippe d’Orléans, com quem tem participado em missões humanitárias na Etiópia, Camboja, Sérvia e Egipto.
Escreveu o seu primeiro romance em homenagem a seu pai, já falecido, D. Jaime Álvares Pereira de Melo, 10.º Duque de Cadaval, uma vez que foi ele que lhe permitiu florescer a sua paixão pelos livros.


 

Inverno sem Erro

Johnny Depp

Um dos quarentões mais adorados do cinema mundial, Johnny Depp, completa, nesta quinta-feira (09), 48 anos de vida. Em cartaz nos cinemas com o filme Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, o ator vive pela quarta vez o seu personagem favorito: Jack Sparrow.
Ainda não pude ver o filme, mas assim que puder vou ver e conto minha opinião para vocês, sobre Johnny, digo sobre o filme. Sim, porque minha opinião sobre ele , todo mundo sabe.

Cinza e Camelo no Inverno