terça-feira, 7 de agosto de 2012

Nas Terras da Duquesa Mimi de Dumaville em Esmeraldas



Três irmãos Coelho, em época remota, teriam se estabelecido na periferia do Arraial de Santa Quitéria. Tomando posse de grande quantidade de terras, teriam construído uma fazenda denominada "Santa Quitéria". Santa Quitéria mais tarde se tornaria o município de Esmeraldas

Esmeraldas, antigo distrito criado com denominação de Santa Quitéria em 1832/1891 e subordinado ao município de Sabará, tornou-se vila pela lei estadual nº 319 de 16 de setembro de 1901 e recebeu status de cidade em 1925. A partir de 1943 recebeu a sua denominação atual .

Hoje, com boa infra-estrutura urbana, dotada dos serviços essenciais, a cidade é sede do próspero município, cuja economia está centrada na pecuária leiteira e na produção de hortigranjeiros, sua principal atividade econômica. O território tem área de 943 km² e é banhado pelo Rio Paraopeba. A sede municipal está a uma altitude de 1.062 metros, e dista 62 Km de Belo Horizonte.

Dumaville é um bairro da cidade de Esmeraldas no estado de Minas Gerais, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte .

Da Mesa Para o Teto