segunda-feira, 25 de julho de 2011

Outeiro da Glória, Cenário de Novela

Outeiro da Gloria

A Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, mais conhecida simplesmente como Igreja da Glória, ergue-se no alto do outeiro da Glória, no bairro de mesmo nome, na cidade do Rio de Janeiro.
É considerada uma das jóias da arquitetura colonial brasileira e um dos mais característicos monumentos do Rio. Dada a sua localização elevada é facilmente visível do Aterro do Flamengo e arredores.
A Igreja da Glória tem origem numa pequena ermida do século XVII construída em um terreno doado à Irmandade da Glória em 1699 por Cláudio do Amaral Gurgel. Acredita-se que a atual igreja foi construída entre 1714 e 1739, com projeto atribuído ao tenente-coronel português José Cardoso Ramalho. A planta da igreja é composta por dois octógonos, o que lhe dá a forma de um "8". Os espaços curvos - especialmente elípticos - são uma forma típica do barroco e estréiam na arquitetura do Rio nesta igreja. Um dos octógonos é ocupado pela nave curva da igreja, enquanto o outro é ocupado pela sacristia. O interior da nave transmite uma sensação de monumentalidade, graças às pilastras de cantaria e ao teto abobadado.
As partes baixas da nave estão cobertas com magníficos painéis de azulejos brancos-azuis lisboetas, feitos entre 1735 e 1740 na oficina de Mestre Valentim de Almeida, com temas bíblicos, recentemente restaurados. A sacristia também está forrada de azulejos, mas com temas profanos (cenas de caça). A igreja tem três bons altares de feição rococó, datados da transição entre o século XVIII e o XIX, talhados talvez por Inácio Ferreira Pinto. Sobre o arco-cruzeiro da capela-mor se encontra o escudo da Família Imperial Brasileira.
Esse foi o cenário escolhido para o casamento de Pedro e Marina na novela Insensato Coração. No meu casamento o cenário escolhido foi o mesmo da novela, o Outeiro é magnífico.

Chez Ana Catarina e Gustavo