quinta-feira, 11 de abril de 2013

Como Substituir o Tomate que Só Rico Pode Comprar


Quais alimentos podem substituir o caro tomate?O grande trunfo do tomate é um antioxidante chamado licopeno. Mas os alimentos com cores do amarelo ao vermelho, como a cenoura e a abóbora, podem substituí-lo a contento
Tomate: fruto é rico em licopeno, vitamina C, magnésio e potássio

Tomate: fruto é rico em licopeno, vitamina C, magnésio e potássio 

Desde que o preço do tomate atingiu altas históricas, nas últimas semanas, e praticamente virou artigo de luxo na mesa dos brasileiros, restaurantes e consumidores estão o utilizando cada vez menos. Na hora de montar o cardápio das refeições, no entanto, é possível substituí-lo por outros alimentos de igual ou semelhante valor nutricional. Qualquer vegetal ou fruta que tenha coloração entre o amarelo e o vermelho trazem o mesmo tipo de carotenoide (substância responsável pela coloração vermelha do fruto) pelo qual o tomate é famoso: o licopeno.

Antioxidante notório pela capacidade de ajudar a prevenir o câncer de próstata, o licopeno é um carotenoide que dá a cor avermelhada a certos alimentos — como melancia e goiaba. Os carotenoides, por sua vez, além de serem corantes naturais, se caracterizam por ajudarem o corpo a manter seus níveis normais de vitamina A. A ingestão dessa substância é importante porque ajuda a prevenir a liberação dos radicais livres, moléculas que levam ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças.

"Não adianta, no entanto, comer apenas tomate ou apenas cenoura, que são do mesmo grupo. A pessoa deve comer cinco cores diferentes, já que cada grupo de cor oferece um tipo de antioxidante diferente, para garantir uma ação eficaz", diz o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Para substituir o consumo de tomate, basta escolher qualquer outro vegetal ou fruta que tenha coloração variante entre amarelo e vermelho. Entre as opções mais comuns estão cenoura, abóbora, melancia, caqui e goiaba. O ideal é que o consumo desses alimentos, assim como o de tomate, seja de 100 gramas diárias. Além do licopeno, o tomate também é rico em vitamina C, magnésio, potássio e fibras. Essas substâncias, no entanto, podem ser facilmente encontradas em grande parte dos demais legumes e vegetais.