terça-feira, 19 de abril de 2011

Adeus à Princesa

Deixou-nos hoje Dona Teresa Teodora Micaela Gabriela Raphaela Gonzaga de Orléans e Bragança e Dobrzensky de Dobrzenicz, nascida na França no castelo d'Eu, Normandia, em 18 de Junho de 1919 com o título de Princesa de Orléans e Bragança e Princesa do Brasil. Era a última filha de D. Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança, Príncipe do Grão-Pará, e de sua mulher, a Condessa Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz.
Dona Teresa era a única neta ainda viva da Princesa Isabel, que libertou os escravos (Lei Aurea) no Brasil. 
No dia 7 de Outubro de 1957, em Sintra, Portugal, casou com Ernesto António Maria Martorell y Calderó (1921-1985). Tiveram duas filhas, Elisabeth (1959) e Nuria (1960). D. Teresa vivia no Estoril ( Portugal ), com as duas filhas e duas netas.

Um comentário:

  1. Era uma grande Senhora, muito respeitada pela sua maneira de estar na vida e pelo auxílio que dava aos mais necessitados. Era uma grande cristã que acreditava em Deus e por isso foi mais feliz até quando a saúde lhe faltava. As suas filhas e netas são um grande exemplo do respeito pelas tradições e pelos mais velhos. Para ela e de corpo presente foram celebradas duas missas em sua casa no Estoril num ambiente singular e muito intimista. Na presença de toda a família real portuguesa, de príncipes de França e de duas Infantas de Espanha, as irmãs do rei Juan Carlos.

    ResponderExcluir