sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Muranos da Gabi

Gabi está muito poderosa, sua coleção de Muranos cresce a cada dia .


A arte em Murano

A arte em vidro tem início na Itália, em tempos distantes, particularmente em Veneza. Em 1291, a região de Murano foi escolhida como sede industrial para a fabricação destas peças. A localização era propícia ao desenvolvimento do oficio, pois na região sopra um vento tramontana, o qual age dispersando no ar os agentes poluidores oriundos da atividade fabril, evitando assim a contaminação do ambiente, da cidade e adjacências Um outro motivo de Murano ter sido escolhida como sede do vidro, foi pelo fato de afugentar o perigo de incêndio na cidade de Veneza.

Com maestria, os artesões, desta região, dominaram a arte da “Lavorazione a lume”, que compreende o manuseio do vidro com fogo. A concepção artesanal desta arte era restrita a algumas famílias tradicionais, as quais transmitiam de geração em geração esta ciência milenar, com todos os seus meandros secretos. Mesmo atualmente vêem-se os mesmos grupos familiares que ainda cultivam este ofício.

Candelabros, luminárias, vasos, esculturas, jóias ganham outra dimensão além de suas funções. Superfícies com rajadas douradas (aventurine), multicoloridos (millefiori), leitosos (lattimo), avermelhados (corneliano), em formato de mosaico são alguns dos resultados que a técnica produz e que tornam os objetos verdadeiras obras de arte, que possuem conotação comercial de jóias.

Por serem produzidas artesanalmente e individualmente, as peças de Murano são únicas, com formatos e nas tonalidades exclusivas. Uma tarefa que requer grande habilidade, delicadeza e imaginação.

Um comentário: