sábado, 8 de dezembro de 2012

Que Cor Você Vai Usar Na Passagem de Ano?







Veja o significado das cores e escolha qual será a sua no Réveillon. A comemoração do Ano Novo é comemorada no mundo inteiro. No Brasil, o uso da roupa branca é a cor principal representativa da festa. Segundo os estudiosos este hábito de usar branco vem da cultura africana, onde a cor simboliza a paz.


O mais tradicional dos hábitos no Réveillon é relativamente recente, foi trazido para o Brasil pelos escravos africanos. Usar branco na passagem do ano representa luz, pureza, bondade e paz ,e vem desde a época do Brasil colonial.


Para os praticantes do candomblé, usar o branco significa uma homenagem para os seus símbolos religiosos, como Iemanjá, Oxalá e Ogum. E como no nosso país temos uma forte cultura de praia, o hábito de usar branco para saudar o ano novo no litoral se tornou uma instituição nacional.

Existem outras explicações :
" No período clássico, o branco era a cor das nuvens em tempo bom e das montanhas nevadas só no cume, onde os deuses habitavam. Era sagrado para Zeus, o rei dos deuses: cavalos brancos conduziam sua biga, e animais brancos lhe eram oferecidos em sacrifício por sacerdotes vestidos de branco. Na religião cristã o branco é a cor do prazer e pureza celestial. E é associada à Páscoa e Ressurreição. Na arte cristã, Deus, assim como Zeus, geralmente usa uma veste branca comprida.” A linguagem das roupas, Alison Lurie

Quem já passou o Ano Novo no exterior sabe que o costume de usar branco durante o réveillon não existe em locais como a Europa, os EUA e o Japão, por exemplo. Esse é um costume que além de bonito, é praticamente uma exclusividade de nós brasileiros.

Também vale lembrar que toda cor possui uma alta carga simbólica e uma série de significados que lhes são próprios. Significados esses que variam de acordo com a cultura e a época de cada civilização. Por exemplo, em alguns países da Ásia, o branco é símbolo de tristeza, sendo associado ao luto.

No entanto, para nós, o branco tem um significado completamente oposto, daí que a tradição de usá-lo durante a passagem do ano se perpetuou e chegou até nós , desde que os escravos africanos o trouxeram para cá . Na cultura ocidental, o branco simboliza a pureza e o bem, sendo esta também a cor da paz, daí o seu uso também como a cor das noivas. Como a luz é composta por ondas, a luz branca simboliza a totalidade, já que ela é a soma de todas as outras cores do espectro cromático.

Eu acho que você deve usar a cor que quiser , desde que esteja se sentindo bem . Mesmo porque , se você não tiver um vestido branco , as lojas vão adorar que você compre um .






Nenhum comentário:

Postar um comentário